Entenda o funcionamento de um empréstimo com garantia de imóvel


Precisando de crédito, mas incerto sobre a melhor opção? O universo financeiro oferece diversos tipos de empréstimo, sendo o empréstimo pessoal e cartão de crédito os mais populares.

Por outro lado, ainda que subestimado, o empréstimo com garantia de imóvel é uma alternativa vantajosa. Mas como funciona? Simplificadamente, nesse tipo de empréstimo, seu imóvel – casa, apartamento, ou local comercial – é utilizado como garantia.

Ao solicitar esse empréstimo, você oferece uma garantia, comprometendo-se a cumprir os termos acordados. Essa transação é formalizada em contrato.

Quais os riscos do empréstimo com garantia de imóvel?

Ao optar por esse tipo de empréstimo, é essencial ter certeza de que poderá quitar o valor total. Em caso negativo, seu imóvel estará em perigo de ser confiscado.

E quais as vantagens?

Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia de imóvel são as taxas de juros mais baixas. Isso ocorre pois o imóvel atua como garantia, diferentemente do empréstimo pessoal.





No entanto, para transferir a propriedade em garantia, é necessário fornecer todas as informações ao comprador. Parte do valor é utilizada quitar a dívida junto ao banco.

Após o pagamento, o interessado tem um prazo para liquidar o saldo, aguardando a liberação da alienação do bem, que ocorre 30 dias após o pagamento.

Como solicitar um empréstimo com garantia de imóvel?

A primeira etapa é pesquisar as opções de crédito disponíveis e simular empréstimos. Identifique os bancos e empresas que oferecem esse serviço.

Ao selecionar uma empresa, envie a solicitação e aguarde a avaliação da renda e condições financeiras. Além da análise pessoal, o imóvel é avaliado, considerando as condições físicas e jurídicas.

Com tudo aprovado, espere a liberação do crédito. Lembre-se dos cuidados necessários, pois o imóvel pode ser leiloado em caso de inadimplência para quitar a dívida.

 

 





📂 Notícias