Bloqueio de documento registrado


Você tem conhecimento sobre o que significa o bloqueio cartorário? Poucas pessoas estão cientes da existência dessas questões que envolvem os cartórios civis do estado. Isso revela que a maioria desconhece a existência de um registro de dívidas nos cartórios. O bloqueio cartorário ocorre quando o devedor não quita a dívida e a empresa decide oficializar o registro no cartório.

O bloqueio cartorário consiste simplesmente na comunicação de inadimplência para o próprio cartório. A instituição envia essa informação sobre a pessoa em débito. O maior problema relacionado a esse processo está nas cobranças excessivas feitas pelas empresas para a quitação das dívidas.

Como reconhecer um bloqueio no Cartório

É bastante comum encontrar relatos em diversos sites que tratam de reclamações sobre cobranças abusivas e intimidadoras referentes a dívidas bancárias, muitas vezes mencionando a possibilidade de a dívida ser encaminhada para bloqueio cartorário em um cartório civil específico.



Além disso, é importante que as pessoas que recebem esse tipo de comunicação estejam atentas, pois há golpes sendo aplicados, nos quais se fazem passar por empresas e alertam sobre o bloqueio cartorário.

Para evitar transtornos e golpes, o primeiro passo é contatar o cartório civil onde foi informado que o bloqueio foi realizado e confirmar a veracidade da informação. Em muitos casos, os golpistas não possuem dados corretos, que podem ser prontamente desmentidos, inclusive por meio de pesquisa na internet.



Se você está enfrentando cobranças abusivas relacionadas a uma dívida, é seu direito como consumidor reportar o problema. Existem órgãos específicos no Estado responsáveis por receber e buscar soluções para questões relacionadas ao relacionamento entre empresa e cliente.





📂 Serviços de Cartórios