Categoria: Serviços de Cartórios

Bloqueio de documento registrado


Você tem conhecimento sobre o que significa o bloqueio cartorário? Poucas pessoas estão cientes da existência dessas questões que envolvem os cartórios civis do estado. Isso revela que a …

Casamento sem custos


A maioria dos casais que planejam se casar está ciente dos custos envolvidos na realização de um casamento. No entanto, você sabia que é possível ter um casamento sem …

O que significa prenotação?


No ambiente cartorário, a prenotação é um procedimento de anotação prévia e provisória feita pelo Oficial em um título ou documento para fins de registro ou averbação. Essa anotação …

Casamento entre pessoas do mesmo sexo


O casamento entre pessoas do mesmo sexo é conhecido como casamento homoafetivo e é permitido no Brasil, sendo um dos países pioneiros nesse aspecto. A legalização ocorreu em 2013, …

O que é uma certidão de inteiro teor?


A certidão de inteiro teor: informações completas para diversos fins Seja por motivo de nascimento, casamento ou óbito, a certidão de inteiro teor desempenha um papel fundamental ao fornecer …

Entenda o que é Apostila de Haia


A Apostila de Haia: O Que É e Como Funciona A Apostila de Haia é um documento de extrema importância para aqueles que têm conexões internacionais, conferindo autenticidade aos …

Cartórios terão coordenadoria no CNJ


A Corregedoria Nacional de Justiça divulga um plano de ação para a entrada de novos dirigentes nos cartórios em todo o país. A iniciativa da corregedora nacional de Justiça, …