Categoria: Editorial

O Blockchain pode substituir os cartórios?


O aumento da popularidade do blockchain tem levantado questionamentos sobre o futuro dos cartórios. A facilidade de operação do sistema desperta dúvidas sobre sua possível substituição dessas instituições. Entretanto, …

Bloqueio de documento registrado


Você tem conhecimento sobre o que significa o bloqueio cartorário? Poucas pessoas estão cientes da existência dessas questões que envolvem os cartórios civis do estado. Isso revela que a …

Casamento sem custos


A maioria dos casais que planejam se casar está ciente dos custos envolvidos na realização de um casamento. No entanto, você sabia que é possível ter um casamento sem …

A trajetória dos cartórios no Brasil


Os benefícios dos Serviços Notariais e Registrais Origem Histórica dos Cartórios É sabido que os cartórios desempenham um papel crucial na vida dos cidadãos, porém, qual a sua origem? …

O papel do notário


No cenário cartorário, encontramos uma variedade de profissões, mas vamos dedicar nosso foco ao notário. O dia 02 de outubro é reservado para celebrar essa profissão crucial, responsável por …

O que é a PEC dos precatórios?


A partir do ano de 2022, diversas modificações serão implementadas no cumprimento do precatório, de acordo com a proposta de emenda à Constituição (PEC dos PRECATÓRIOS). Alterações significativas no …