Como proceder em caso de perda do seu CPF?


Ninguém aprecia lidar com a burocracia envolvida na obtenção de uma segunda via de documento. Seja por perda, roubo, extravio ou furto, a frustração é sempre a mesma. No caso do Cadastro de Pessoa Física (CPF), há também o risco de uso indevido do número. Por isso, o primeiro passo é sempre registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Atualmente, não há mais a emissão de um cartão físico do CPF, como era feito anteriormente. Portanto, se você perdeu esse cartão, a solução é imprimir o comprovante de inscrição disponível no site da Receita Federal.

**Como solicitar o CPF pela internet**

Ao acessar o site, é necessário ter alguns dados em mãos: número do CPF, data de nascimento, título de eleitor e nome completo. Após informar essas informações, basta clicar em consultar. Você será então direcionado para o comprovante de inscrição no CPF, que poderá ser impresso.



Em algumas cidades do Brasil, é possível encontrar postos de atendimento do Poupatempo, onde você pode obter o comprovante presencialmente. Caso não lembre do número do CPF, será necessário apresentar um documento de identificação, como o Registro Geral (RG) ou um cheque.



É importante lembrar que, mesmo com um novo comprovante impresso, o número do CPF permanece o mesmo, já que cada cidadão tem apenas um número de inscrição.

Caso deseje emitir a primeira via do CPF, basta se dirigir a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios com um documento de identidade com foto. Uma taxa de inscrição será cobrada. A Receita Federal está em fase de estudo sobre a possibilidade de emissão do CPF pela internet, mas atualmente o cadastro ainda é feito de forma presencial.





📂 Notícias