Função de um contínuo em um cartório: o que faz?


As operações nos cartórios são de suma importância para os cidadãos, uma vez que é por meio deles que temos acesso a diversos documentos indispensáveis para a vida civil – como registro de nascimento, casamento, divórcio, propriedade de imóveis, entre outros – o que torna a atividade cartorial uma das mais relevantes.

Dentro das atividades realizadas nos cartórios, seja no Registro Civil, de Imóveis, entre outros, encontramos profissionais desempenhando diferentes funções, com o objetivo de manter a ordem do local e proporcionar um serviço de qualidade aos clientes, com rapidez e eficiência na entrega dos serviços prestados pela equipe.

**O papel do auxiliar de cartório**

Englobando diversas funções como oficial, suboficial, auxiliar administrativo, auxiliar de cartório, escrevente, entre outros, destaca-se o profissional pouco conhecido, porém essencial para o bom funcionamento dos cartórios. O auxiliar de cartório é responsável por atividades cotidianas como entrega de documentos, mensagens e pequenas encomendas dentro do próprio cartório.



Além disso, ele também organiza e solicita assinaturas em protocolos para comprovar a conclusão dos serviços, executa tarefas externas e realiza pequenas compras e pagamentos de contas conforme a necessidade do cartório em que trabalha.



**Outras atribuições**

Outras tarefas também são atribuídas ao auxiliar de cartório, incluindo:

– Arquivamento de documentos;
– Reprodução de documentos;
– Atendimento telefônico;
– Anotação de recados;

Além disso, ele desempenha outras ações pertinentes que auxiliam na administração do cartório. O auxiliar encaminha atividades realizadas no próprio cartório, como atendimento aos clientes e orientação sobre os serviços prestados. Também realiza pagamentos, serviços com outros cartórios, compra e busca de materiais, conforme a demanda apresentada. Os auxiliares de cartório podem atuar tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos.

Com atuação na área administrativa, o auxiliar de cartório possui uma carga horária média de 40 horas semanais. A escolaridade mínima exigida para o cargo é o Ensino Fundamental Completo, com uma média salarial de R$ 1.000,00. Para ingressar nessa área, é necessário que o interessado participe de um concurso público e atenda aos requisitos necessários.





📂 Editorial